Conheça mais sobre a importância de saber utilizar um dos principais meios de comunicação empresarial
O e-mail corporativo é um dos principais meios de comunicação dentro das empresas, por isso é fundamental saber as melhores técnicas para escrevê-lo. Considerado um documento, ele pode construir ou denegrir a imagem institucional e isto está diretamente ligado com as estratégias globais de posicionamento de marketing das instituições.
Neste artigo, trazemos algumas dicas para ter sucesso no uso dos e-mails com abordagens sobre linguagem, título, assunto, tom e informações divulgadas.
Uso de linguagem apropriada
A linguagem transmite conhecimentos sobre a empresa e o interlocutor, por isso deve ser clara e correta. Utilize frases curtas, escrevendo uma mensagem por parágrafo. Não esqueça a introdução e a conclusão. Evite a gírias, abreviações, símbolos e expressões obvias.
Seja conciso
O e-mail serve para comunicações rápidas, por isso requer concisão. Comece escrevendo pelo assunto mais importante de uma maneira simples, sem delongas, introduções e informações desnecessárias.
Escreva um bom título e assunto
O título e assunto do e-mail precisa ser um resumo do que o texto diz, para então já chamar a atenção do interlocutor. Ele deve ser feito por último e não muito extenso.
Tenha educação
O e-mail corporativo precisa ser escrito com educação. Faça uma saudação inicial e uma final e adeque o tom de formalidade de acordo com cada interlocutor. É importante ter uma assinatura com os dados da pessoa que escreve, em caso de possíveis dúvidas.
Revise seu texto
Antes de enviar um e-mail, é preciso reler o texto para evitar possíveis erros gramaticais ou de ortografia, além de entendimento da mensagem. Além disso, confira os destinatários e tenha certeza de enviar a mensagem para a pessoa certa.
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