A assessoria de imprensa melhora o posicionamento da empresa na mídia, aumentando a visibilidade pública e tornando-a referência no mercado.
Se você possui uma empresa ou indústria e tem o desejo de divulgar ações, resultados, produtos, serviços e boas experiências nos meios de comunicação, como jornais televisivos, programas de rádio e de TV, revistas, jornais impressos, portais na internet, podcasts, entre outros, saiba que a maneira mais indicada para fazer isso é investindo em Assessoria de Imprensa.
Por isso, listamos aqui alguns dos principais motivos para investir nesse serviço, indispensável para quem quer chegar mais longe. Contudo, antes de partir para este assunto, queremos deixar algumas considerações:
O que é um Assessor de Imprensa?
Este profissional nada mais é do que a “ponte” entre a sua empresa e os jornalistas. Importante dizer ainda que não é uma regra, mas em quase sua totalidade Assessores de Imprensa são jornalistas por formação. Logo, têm amplo conhecimento em dialética, produção de textos e boa desenvoltura ao se comunicarem com diferentes públicos e meios.
Dito isso, saiba agora os 6 principais motivos para investir o quanto antes em Assessoria de Imprensa:
1 – Inovações em tempos de crise
Em um momento como o que estamos vivenciando engana-se quem acredita que o serviço de Assessoria pode ser dispensável; na verdade, em tempos de crise surgem provocações, insights e, consequentemente, inovações – inclusive aquelas que podem ser divisoras d’água para um segmento inteiro. Isso merece ser levado a conhecimento do público e, para isso, eis o Assessor para divulgar tal informação à Imprensa.
2 – Aumento na procura de produtos e serviços
A partir do momento que a sua empresa passa a ser divulgada na Imprensa, a tendência é de que, aos poucos, haja aumento na procura de produtos ou serviços por ela oferecidos. Ou seja, ela passa a ser referência no segmento.
3 – Zelar pela boa imagem da empresa
Além de divulgar novidades e demais atividades, o Assessor de Imprensa ainda é o responsável por zelar pela imagem da empresa ou indústria, atuando como uma espécie de consultor. O Assessor, inclusive, poderá fazer importantes considerações e indicações de forma analítica para melhorar serviços ou métodos, visando sempre a imagem da empresa ou indústria perante o público, seja ele consumidor dos produtos/serviços ou não.
4 – Expertise para saber o que é notícia e o que não é
Cabe ao Assessor apontar ainda quais assuntos são passíveis de atenção da Imprensa, quais poderão ser mais suscetíveis a publicações ou sugerir novas ideias de temas para divulgação. Isso acontece porque o profissional dotado de experiência, especialmente aquele que já passou por Redações, poderá preparar materiais que contenham dados e informações precisas, que, quando analisados por jornalistas, tenham mais chances de serem publicados ou servirem como fonte para futuras pautas (notícias).
5 – Transformando a empresa em fonte
Entenda que o trabalho de Assessoria de Imprensa costuma ter resultados a longo prazo e, nem sempre, os frutos exponenciais aparecem logo nos primeiros meses. Assim, a criação de um relacionamento consistente com os veículos de Imprensa deve ser contínuo, independentemente da publicação da matéria. O profissional de AI segue divulgando informações aos jornalistas, de modo a transformar a empresa em fonte para determinadas matérias. Com o tempo, a tendência é que o jornalista ligue voluntariamente – sem a necessidade de ser provocado – para o Assessor, solicitando uma fonte (porta-voz da empresa) para entrevista.
6 – Preparação de porta-vozes (Media Training)
Pronto! O Assessor de Imprensa conseguiu agendar uma entrevista para um jornal televisivo. E agora? Bem, aí o profissional entra mais uma vez como um consultor especializado, que irá preparar previamente o porta-voz, seja por meio de indicações importantes sobre o que falar, como se portar diante de entrevistas, quais as cores de roupas ou tipo de roupa mais indicado. Estas e outras indicações são feitas também dentro do Media Training, que é um treinamento destinado a porta-vozes, objetivando a eles entenderem e aprenderem a lidar com diferentes mídias em entrevistas etc. O ideal é que um ou mais porta-vozes da empresa participem, pois, em caso da impossibilidade de um fornecer uma entrevista, o outro poderá concedê-la.
O que ainda cabe ao Assessor de Imprensa?
Além de todas as indicações feitas acima, importante destacar que o Assessor também é responsável por produzir:
- Releases
- Artigos (caso o cliente não deseje escrever)
- Nota à Imprensa
- Aviso de Pauta
- Acompanhar entrevistas ou eventos com o cliente
- Revisar materiais adicionais eventualmente
Se você deseja saber mais sobre nosso serviço de Assessoria de Imprensa, entre em contato conosco. Vamos agendar um bate-papo!
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A MF Marketing Estratégico atua na área de Assessoria de Imprensa e conta com profissionais de densa expertise e resultados a nível Brasil e também no exterior.
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