O uso de estratégias de marketing digital para empresas B2B tem representado menor custo de aquisição de clientes e maior retorno sobre investimento.
O segmento da construção civil tem um importante papel na transformação da sociedade e o marketing voltado para o setor tem inúmeras oportunidades para consolidar a empresa como referências para seus públicos.
De uma maneira geral, o marketing industrial é voltado para outras empresas, o chamado B2B (business to business) e, de forma geral, a prospecção em campo de vendas com o marketing de relacionamento e de eventos sempre esteve entre as principais estratégias do setor.
No entanto, com a consolidação do marketing digital, novas perspectivas de atuação e crescimento para os negócios que vendem para outras empresas ganhou destaque e vantagem competitiva.
Como criar uma estratégia de marketing eficiente?
Estratégias de marketing na construção civil são variadas, mas precisam, essencialmente, serem personalizadas conforme o perfil da empresa. Cada negócio tem suas características e adotar “fórmulas prontas” é sempre sinônimo de baixos resultados.
Antes de tudo é preciso planejar e fazer um diagnóstico das atuações da empresa, em conjunto com a diretoria e o departamento ou agência de marketing. Depois, levantar os objetivos da empresa e, por último, criar um plano de ações com metas a curto e médio prazos.
Com o marketing digital é possível reduzir o custo de aquisição do cliente ao escalar isso para o time do marketing, qualificando assim os potenciais compradores para uma abordagem do time de vendas. Com isso, o retorno sobre o investimento (ROI) do marketing aumenta
Quais os passos para iniciar nesse campo?
O primeiro passo é que a empresa tenha um perfil de sua marca nos meios digitais. O site é sempre o mais importante, trata-se do cartão de visitas da empresa, e é o local onde será possível mostrar a história, produtos, resultados, clientes e notícias.
Depois disso é preciso contar com um catálogo online que pode ser em imagem ou vídeo. Aliás, o vídeo institucional tem muito impacto para negócios B2B e podem combinar captação de imagens com animações, o stop motion.
O perfil nas redes sociais gerais, como Facebook, Instagram Youtube, e também mídias segmentas, como o Pintrest, por exemplo, são importantes para se manter o relacionamento com os clientes, mostrar as novidades
Em casos de negócios com ticket médio elevado, para o cliente fechar negócio ele precisar construir autoridade e, no marketing, isso é conseguido com o inbound e os fluxos de relacionamento.
O marketing de conteúdo com um blog ativo e relevante, combinados com estratégia de mídia patrocinada são sempre as melhores opções para ganhar consistência orgânica e projeção digital.
Os benefícios de investir no marketing para construção civil
As principais vantagens de investir numa estratégia digital de marketing no setor da construção civil são: presença digital, autoridade de marca, melhoria no engajamento com seus públicos, mais visibilidade do seu negócio e medição de resultados em vendas.
Nós, na MF Marketing Estratégico contamos com ampla experiência no segmento da construção civil, com estratégias de marketing completas para seu negócio ter mais visibilidade, credibilidade e lucratividade.
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