O valor do planejamento estratégico de marketing

Criar uma trilha de implementação lógica para projeção de sua marca é o que o planejamento estratégico de marketing agrega em seu negócio

Fazer planejamento antes de executar alguma ideia é sempre indicado. Entretanto, o imediatismo imposto pela dinâmica atual, com excessivos compromissos e escasso tempo, fez com que muitos negócios deixassem de lado a parte estratégica de suas ações.

E, atualmente, com o contexto de incerteza e volatilidade que o mercado nos impôs em virtude da pandemia do Covid-19, a percepção de que planejar é um desperdício de tempo e esforços foi ainda mais reforçada.

Quando falamos em marketing, a evolução dos tempos impôs novas dinâmicas de trabalho, mas sem o planejamento estratégico, dificilmente, a empresa consegue ter uma projeção de marca com consistência e perenidade.

Um pouco da história do planejamento estratégico

As tradicionais metodologias de planejamento estratégico surgiram na década de 60 e introduzia conceitos mais racionais e analíticos para criar futuros possíveis frente as mudanças. Eram planos teóricos, de longo prazo, e definido pelos tomadores de decisões. Então, todos os processos tinham que se adequar à estratégia.

Em 1970, o conceito de planejamento estratégico se popularizou em uma conferência sobre política de negócios em Harvard e o modelo baseado em  etapas, com estágios sequenciais formados por uma cadeia de subestratégias e previsão de cenários, como a SWOT, era mais usada.

Porém, foi nos anos de 1980 que o conceito ganha amplitude, profundidade e complexidade. Com a concorrência crescente, a vantagem competitiva ganhava forças e era preciso novos métodos mais diretos e mais assertivos. Deste modo, a construção de cenários deixou de ser tão efetiva.

As atuais formas de planejamento estratégico

Modelos como BSC, OKR, Gestão por Diretrizes e outras disponíveis no mercado são algumas opções. Entretanto, vale destacar que o método de planejamento estratégico ideal para a empresa é aquele que funciona.

Tais metodologias devem ser adaptados a realidade de cada empresa e neste momento que entra a expertise de um consultor para testar e encontrar a melhor opção para o modelo de negócios.

As etapas desse processo sempre passam pelas fases de Diagnóstico, Definição de Objetivos e Plano de Ações. Os resultados são processos e ações centrados nos clientes e organizados, possibilitando a economia de tempo e a assertividade na tomada de decisões.

O planejamento estratégico de marketing para pequenas empresas

Muitas vezes ainda considerado como um centro de custos em muitas empresas, o marketing é um dos departamentos estratégicos mais importantes de qualquer negócio que queira ganhar visibilidade e autoridade de marca.

O cenário atual fez com que muitos precisassem se reinventar. E, o marketing digital surgiu como excelente oportunidade de vendas, o atendimento dedicado, a abordagem humanizada, a presença em multicanais, o foco em performance e dados foram apenas alguns exemplos das possibilidades de atuação… mas, sem estratégia e planejamento as chances de nada dar certo são muito grandes.

Estratégia é a decisão que fará diferença no desempenho de uma empresa, por isso sempre digo que planejar é programar, organizar, criar uma trilha de implementação lógica desse processo.

Consultoria de Marketing com a MF

Contar com um consultor de marketing fará com que você, empresário, consiga enxergar melhor as perspectivas de projeção da sua marca. Isso porque a visão de alguém especializado, inserido fora do dia a dia empresarial, oferece abrangência e profundidade para a estruturação de marketing, a projeção do negócio, a consolidação comercial e, finalmente, a tão buscada credibilidade de marca.

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