Os 7 principais erros de clínicas de saúde no marketing médico

Invista em marketing médico, evite os erros cometidos por clínicas de saúde e torne-se referência na sua especialidade

Investir em Marketing Médico não é simplesmente criar um site, uma página no Facebook, uma conta no Instagram ou algo do gênero. O trabalho requer estratégias bem alinhadas que ajudem na promoção do seu nome quanto profissional da área da saúde e/ou da sua clínica, tornando-os referências dentro da sua especialidade.

Pensando em melhorar a presença de sua imagem na internet, separamos um conteúdo exclusivo para que você evite as falhas e saia na frente da concorrência. Veja os principais erros cometidos por clínicas médicas quando o assunto é marketing médico!

Nº 1 – Não ter site e nem canal em rede social

Elencamos este tópico como sendo a principal falha de qualquer médico e/ou clínica de saúde. É importante ter em mente que de cada cinco pessoas que fazem buscas no Google, uma está procurando conteúdo relacionado à saúde. Esta busca pode ser sobre a sua área de especialidade e o resultado encontrado pode apontar para o seu concorrente simplesmente porque você e/ou sua clínica não tem site ou nenhum canal em rede social.

Para isso, é preciso contar com especialistas que desenvolverão um trabalho eficiente para sua clínica. Aqui, é fundamental contar com um site institucional otimizado para as ferramentas de busca online, como o Google.

Nº 2 – Presença na rede sem identidade visual e informações básicas

Um dos grandes problemas que clínicas e médicos enfrentam junto ao marketing digital é não contar com a descrição das informações básicas do profissional e clínica, com conteúdo pouco relevante e/ou com redação confusa.

Observe se o seu site e canais de redes sociais estão completos, principalmente com os horários de funcionamento, as especialidades atendidas e os convênios credenciados atualizados. É importante lembrar que os textos precisam estar claros e objetivos para o que paciente tenha interesse em ligar e agendar uma consulta.

Respeitar a identidade visual nos canais em que você optou em usar para o marketing da sua clínica ou marketing pessoal também tem papel importante, pois ajuda a transmitir seriedade, profissionalismo.

Nº 3 –  Falta de cuidado com o que é divulgado

Ao escrever na Internet, é preciso ter muita cautela. O primeiro cuidado é com o conteúdo, que deve ser sempre instrutivo e não afirmativo, evitando possíveis diagnósticos. A ideia nesses casos é informar o possível paciente com informações relevantes, mas que não substituam o agendamento de uma consulta. Termos médicos e de difícil compreensão também devem ser dispensados para que você consiga manter a leitura da pessoa até o final do conteúdo.

A veracidade das informações é de extrema importância. Portanto, se o conteúdo não for feito por um médico e/ou especialista da área é necessário que seja bem redigido e que revisado por um especialista da área, pois o conteúdo falso pode prejudicar sua credibilidade junto aos possíveis pacientes.

Nº 4 – Falta de interação com o possível paciente

A maioria das pessoas usa canais na Internet como atendimento e preferem usá-los como primeiro contato. A partir do momento em que você abrir uma conta em qualquer rede social ou disponibilize um e-mail para contato, nunca deixe de acompanhar e responder a todos. Na omissão, você pode acabar perdendo um paciente.

Nº 5 – Equilíbrio com brincadeiras e opiniões expressas

Ter cuidado com as brincadeiras na web é fundamental e precisa de cautela, evitando assim que sua postura médica seja colocada em risco. Evite ironias, debater sobre temas ligados à crença, religião e política. Lembre-se: você e sua clínica devem manter-se neutros diante de assuntos polêmicos para evitar discussões desnecessárias e prejudicar o foco do seu canal, que é informar sobre a sua área de especialidade.

Nº 6 – Divulgue sua especialidade de forma genérica

Ao responder todas as dúvidas sobre problemas ou situações na internet pode afastar o possível paciente da sua clínica, pois ele erroneamente usará as informações para se automedicar e se tratar sozinho. Então, lembre-se: falar sobre sua especialidade não é clinicar. A telemedicina foi aprovada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) e tem regras específicas para seu funcionamento.

Nº 7 – Deixar de usar redes sociais especializadas

Existem hoje no mercado algumas redes sociais específicas para médicos, onde é possível inserir informações de currículo, especialidades atendidas, endereço e telefone. Além disso, você pode também interagir com pacientes e o público em geral com informações úteis sobre a sua especialidade, oferecendo dicas de saúde e prevenção. Nestas redes sociais, os pacientes podem também avaliar o profissional, classificando os atendimentos e contribuindo com a construção da reputação desse médico na web.

Mãos à Obra

Para começar a trabalhar com o Marketing Digital é preciso um bom planejamento para evitar falhas e pôr as mãos à obra. Se precisa de mais informações sobre o assunto, entre em contato conosco.

11 99589-4546 (Whatsapp) ou Instagram: @mfmarketingestrategico

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